sexta-feira, 18 de março de 2016

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS





SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

Substância é cada uma das espécies de matéria que constitui o universo. Podendo ser simples ou composta.

Substância pura é aquela que possui propriedades bem definidas e constantes, como por exemplo: A água pura, que tem propriedades como a densidade, o ponto de solidificação, fusão e ebulição constantes.

As substâncias puras simples são formadas por apenas um elemento químico. Por exemplo: o gás Nitrogênio (N2), presente na atmosfera, é composto por dois átomos de Nitrogênio.

As substâncias puras compostas podem ter vários elementos químicos diferentes na mesma molécula. Por exemplo: a Água pura (H2O), sendo composta por dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio.

Sistema é uma parte de um todo que se deseja observar ou analisar.

Fase é cada aspecto visual uniforme. Algumas substâncias são possíveis ser analisadas à olho nu como por exemplo a Água pura; outras apenas com uso de aparelhos como o microscópio para ter maior precisão, como por exemplo: o Leite da vaca, que aparenta ter apenas uma fase, porém tem mais de uma, pois em sua composição temos a presença de gordura, a qual é possível ver através microscópio.

Uma Mistura é formada por duas ou mais substâncias puras. As misturas têm composição química variável, não expressa por uma fórmula, podem conter uma ou mais fases.
- Mistura Homogênea que é formada apenas por uma fase, não podendo ser diferenciadas as substâncias existentes nela. Por exemplo: a Água com Etanol (C2H5OH).

Portanto uma Solução é sempre uma mistura homogênea, já que necessariamente precisa ter exatamente uma fase.

- Mistura Heterogênea que é formada por duas ou mais fases, onde se pode observar a presença de mais de uma substância a olho nu ou usando um microscópio. Por exemplo: A Água com Areia (SiO2).




Densidade é a razão entre a massa e o volume de um material, ou seja, o espaço ocupado por certa quantidade de massa. Por exemplo, para sabermos a densidade de um cubo de gelo, basta sabermos a sua massa total e seu volume total. Matematicamente, temos:

d = m/V

Na equação acima temos:
d – representando a densidade (em kg/m³);
m – representando a massa (em kg);
V – representando o volume (em m³).
Unidades de acordo com a definição dada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Observação: 1m³ = 1000L = 1000000cm³; 1kg = 1000g.

Densidade do gelo: 0,9178g/cm³;

Densidade da água: 1,000g/cm³.








Neste caso, como a densidade do gelo é menor do que a da água, ele boiará.



Bibliografia

Livro Planeta Química – Ciscato & Pereira – Volume 1: Química Geral e Inorgânica
http://oporquedetudo.omundodaprogramacao.com/wp-content/uploads/2010/12/gelo-007.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário